segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ELEMENTOS CONCEITUAIS DE ARQUITETURA

ELEMENTOS CONCEITUAIS DE ARQUITETURA
CLARO X ESCURO - Efeito de luz e sombra dentro de uma área ou composição, obtido com o uso de intensas variações destacando as formas.

CHEIO X VAZIO - Na mesma linha do claro e escuro, os elementos em arquitetura cheio e vazio, que são formas vazadas e formas cheias, valorizam o conjunto arquitetônico.

UNIDADE - Combinação ou arranjo das partes e organização de todos os elementos em uma obra para que cada um contribua para um efeito estético único e total.

COMPOSIÇÃO - Combinação de vários elementos em posição adequada, resultando em uma forma em termos de estrutura e organização.

COR - Aspecto de um objeto ou superfície, distinto de sua forma, contorno, tamanho ou posição.

EQUILÍBRIO - Ordem harmônica ou satisfatória, ou a proporção entre as várias partes, como em um desenho ou em uma composição.

ESBOÇO - Desenho ou pintura feito como modelo detalhado de um adorno arquitetônico, geralmente em escala.

ESTILO - Aparência geral do projeto de uma edificação, incluindo forma, espaços, escala, materiais construtivos e ornamentação.

FORMA - Aspecto diferente determinado por suas linhas visíveis, figura, silhueta, forma,contorno, configuração e perfil.

HARMONIA - Interação agradável ou combinação ordenada e adequada dos elementos de uma composição.

BALANÇO - Elementos arquitetônicos que se projetam sempre distanciados de seu apoio. Balanço também é a parte da estrutura, ou qualquer outro elemento, que se projeta além de sua parede ou coluna de apoio.

SUSTENTABILIDADE – relação dos materiais da construção usados e os aspectos ambientais e ecológicos.

TEXTURA - Qualidade tátil e visual de uma superfície, distinta de sua forma ou cor, como um aspecto granulado, áspero, tátil ou dimensional, em oposição à maciez.

VOLUMETRIA - Composição geral do exterior dos volumes principais de uma edificação. Grandeza física ou massa de um corpo sólido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário