domingo, 22 de janeiro de 2017

Urbanismo: Escola de Chicago


No universo da arquitetura, é muito frequente mencionar e estudar sobre a Escola de Chicago. Mas qual a relação da Escola com a arquitetura?


A Escola Sociológica de Chicago, ou mais conhecida como Escola de Chicago, foi fundada no Estados Unidos, por volta de 1910, através da formação de um grupo de sociólogos e pesquisadores do século XX (a maioria docentes da Universidade de Chicago), que buscaram contribuir com suas pesquisas nas áreas de sociologia, ciência da comunicação e psicologia social. Seu principal fundador foi o sociólogo e historiador Albion W. Small (1854 - 1926). Os outros maiores representantes desta escola são William I. Thomas, Florian Znaniecki, Robert E. Park, Louis Wirth, Ernest Burgess, Everett Hughes e Robert McKenzie. Da década de vinte à de trinta, a sociologia urbana foi quase sinônimo de Escola de Chicago.

Após um período do surgimento da Universidade de Chicago, John Rockfeller, um empresário norte-americano, ajudou financeiramente a Universidade de Chicago para avançar em seus métodos de ensino, criando a possibilidade de criar faculdades separadas para cada área de atuação. Ajudando ainda mais os fundadores da Escola de Chicago a prosseguirem com seus estudos.


Em tese, a Escola de Chicago destaca-se por ter contribuído tanto para o processo de sociologia urbana, com pesquisas de campo voltadas para os conceitos teóricos de convivência do individuo com o meio em que ele está inserido (Ecologia Humana), desencadeando vários outros estudos relacionados ao tema, explicando com métodos etnográficos os assuntos mais marcantes do inicio do século XX, como surgiu as favelas, o crescimento da imigração, o aumento considerável da população e a expansão do crime e da violência. Para termos como base, uma pesquisa constatou que um espaço urbano que estivesse em más condições (tanto governamental, organizacional, social e como também ambiental) trazia de certa forma, comportamentos desviantes, com indivíduos "quebrando as regras".
Para nós isso pode parecer obvio, mas a muitas décadas atrás, realmente quando começou toda a proliferação destes comportamentos, foi uma grande resposta, ajudando a entender o convívio de um individuo em sua comunidade social.

Apesar dos vários anos que se passaram e com o aumento mais denso ainda de todos os problemas mencionados anteriormente, estas pesquisas ainda são muito valiosas para os sociólogos, pesquisadores e estudantes do mundo todo.


Agora, podemos ver que realmente o curso de Arquitetura e Urbanismo não tem uma área especifica, já que os estudos da área de humanidade nos são tão importantes quanto os da área de exatas.






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